domingo, 20 de abril de 2014

Celebração da Páscoa Cristã - Parte 2

Para lembrar às crianças da divisão dos Primários sobre a instituição da Páscoa entre os hebreus, a evangelizadora Joci Barbosa (da Igreja Adventista Central de Brasília) preparou cupcake em forma de ovelhinha - um para cada aluninho de sua classe. Foi uma grande festa!
 
 
 
 
 
 

Celebração da Páscoa Cristã - Parte 1

Na divisão do Jardim da Infância da Igreja Adventista Central de Brasília, cada criança recebeu um ovo de páscoa diferente:
 
 
A embalagem continha uma representação dos símbolos instituídos por Jesus: um pãozinho e um frasco com suco de uva.

Ensinando Sobre as Missões - A Índia (Parte 2)

Temos aqui a decoração temática (ainda em construção) da sala de evangelismo infantil dos Primários na Igreja Adventista Central de Brasília.
 
 
1. Decoração do Teto
 
 
 
2. Uma maquete do Taj Mahal
 



sábado, 12 de abril de 2014

Ensinando Sobre as Missões - A Índia (Parte 1)

 
Ensinar sobre as missões, quando se faz corretamente, pode atender a dois propósitos: mostrar a importância da pregação do Evangelho de Jesus a todo o mundo e também - por que não? - ensinar geografia.
 
 
O projeto destas fotos foi desenvolvido pela evangelizadora Joci Barbosa, do Departamento de Primários da Igreja Adventista Central de Brasília, para ensinar sobre o evangelismo na Índia. Nas fotos, duas crianças do departamento, desenvolvem atividade usando trajes típicos daquele país.
 

Discipulando Crianças Para Discipularem Outras Crianças


Dra. Linda Koh, em palestra, acompanhada do tradutor, Pr. Paulo Lopes (DSA)
Discipulando crianças para discipularem outras crianças foi o foco da mensagem apresentada pela Dra. Linda Koh, no sábado dia 05 de março de 2014, na Igreja Adventista do Setor Sudoeste, Brasilia - DF. A Dra. Linda é natural de Singapura e tem trabalhado na área de Evangelização de Crianças ao redor do mundo, como líder desse Ministério, pela Conferência Geral dos Adventistas do Sétimo Dia.
Sem dúvida, é alto tempo de acordarmos para a importância desse Ministério para discipulado de crianças, formando uma geração mais confiante em Deus e levando o conhecimento da Palavra do Senhor para a sua própria geração.
O conceito é simples, porém abrangente. Você ensina uma criança e ela leva o ensinamento para sua família e seus amiguinhos, e tal qual no tempo dos apóstolos o nome de Jesus corre de boca em boca conquistando corações.
Obrigada Dra. Linda, por seus ensinamentos preciosos.
 
Da esquerda direita: Débora Meira (UCOB), Graciela de Hein (DSA), Dra. Linda Koh,
Tia Lourdes Castanho e Marli Payerl (APLAC)
 
Dra. Linda Koh acompanhada de crianças que foram ao evento

sexta-feira, 7 de março de 2014

Boa Ideia: Como Ensinar Sobre o Modo de Vida dos Patriarcas Bíblicos (Parte 2)

Nesta postagem, continuo o assunto da anterior, desta vez mostrando o trabalho realizado pela evangelizadora Cláudia Chagas e sua equipe do Jardim da Infância, na Igreja Adventista do Sétimo Dia Central de Brasília - DF.

Foto 1 - Palmeira feita com um guarda-chuva

 A sala de evangelismo foi decorada para que as crianças possam experimentar como era a vida dos patriarcas da Bíblia. Não faltou uma "tenda bíblica", feita pelo evangelizador Leandro Rodor de Oliveira.

Foto 2 - "Tenda bíblica" feita por Leandro Rodor de Oliveira


Foto 3 - Para melhor caracterização, a evangelizadora Betinha Boger também usa um traje que lembra a época dos patriarcas bíblicos


Foto 4 - Crianças do Jardim da Infância experimentam a noção de morar em uma tenda

Foto 5 - A evangelizadora Nilda Ferreira na classe do Jardim da Infância
Foto 6 - As crianças ouvem atentamente o que está sendo ensinado
 
Foto 7 - Crianças dentro da tenda de Abraão
Foto 8 - As crianças do Jardim da Infância acompanham a "viagem de Abraão



Boa Ideia: Como Ensinar Sobre o Modo de Vida dos Patriarcas Bíblicos (Parte 1)

Os patriarcas da Bíblia - Abraão, Isaque, Jacó - viviam em uma realidade muito diferente da nossa, de modo que pode ser um tanto difícil ensinar sobre eles às crianças pequenas.
Para solucionar essa dificuldade, evangelizadores têm desenvolvido um método que, por assim dizer, aproxima, das crianças, o mundo no qual viviam personagens bíblicos. Para isso, a sala de evangelismo infantil foi decorada com a temática de um acampamento dos patriarcas, com direito até a uma tenda, na qual as crianças podem entrar, para ter uma ideia de como era ser nômade.
 
 
Nesta postagem, temos o cenário montado pelas evangelizadoras Viviane Zahn e Elza Castanho, da Igreja Adventista do Sétimo Dia do Sudoeste, em Brasília - DF.
Observe o cuidado com os detalhes: estrelas no "céu" (porque Deus mandou que Abraão contasse as estrelas) e ovelhinhas, já que os povos nômades costumavam ser criadores de rebanhos.

quinta-feira, 6 de março de 2014

Boa Ideia: Construindo Uma Arca de Noé

As evangelizadoras Elza Castanho e Viviane Zahn, da Igreja Adventista do Sétimo Dia do Sudoeste, Brasília - DF, resolveram pôr em prática o princípio de que crianças pequenas aprendem mais facilmente quando a informação lhes é apresentada de forma concreta. Por isso, construíram uma Arca de Noé para a classe do Rol do Berço, grande o suficiente para que as crianças pudessem entrar nela, entendendo melhor a história que estava sendo ensinada.
 
 
As fotografias dão uma ideia do trabalho realizado, para quem quiser fazer alguma coisa semelhante em sua própria comunidade.
 
 
Em ambas as fotos, a pequena Luísa participa da história de Noé, mas sem abrir mão da chupeta...

Convite Para a Trimestral de Evangelismo Infantil da APLAC


Amigos evangelizadores,
 
Estou repassando o convite oficial do Ministério da Criança da APLAC para a próxima trimestral. Vejam o local e data mais convenientes para vocês.
Será muito bom contar com sua presença. Haverá orientações especiais para o próximo trimestre (manhã) e oficinas diversas (à tarde).
Não percam esta oportunidade de aprender mais e trocar ideias com outros evangelizadores que, como vocês, trabalham para levar os pequenos a Jesus.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Atividade Que Agrega Conteúdo Instrucional e Formação Cristã: Desenvolvendo a Coordenação Motora e Aprendendo Sobre o Dilúvio


Público-alvo:
Crianças a partir dos dois anos de idade, no lar, na igreja ou na escola confessional cristã. A atividade pode ser adaptada para crianças mais velhas.
 
Objetivos:
a) Ensinar que, há muito tempo, Deus mandou um grande dilúvio (explicar!) que cobriu a terra de água;
b) Ensinar que, sob as ordens de Deus, Noé construiu uma arca que salvou o dilúvio sua família e os animais que entraram na arca;
c) Desenvolver a coordenação com o gestual apropriado para o cântico "O Dilúvio";
d) Se a atividade for feita com um grupo de crianças, ensinar a agir em conjunto.
 
Material:
a) Coloque o cântico no Álbum para o Culto Familiar (veja a postagem Preparando um Álbum de Cânticos Para Uso no Culto Familiar);
b) Na escola ou na igreja, quando a atividade for destinada a crianças em fase de alfabetização ou que já sabem ler, use a letra do cântico no quadro, em um cartaz ou então use um projetor;
c) Vale também a ideia de que as crianças maiores podem, na escola, copiar a letra do cântico em um caderno de cânticos (o que já remete a outra atividade e pode ser muito interessante).
 
Desenvolvimento da Atividade:
a) Conte às crianças a história do dilúvio;
b) Ensine o cântico "O Dilúvio" (veja no final desta postagem);
c) A primeira estrofe deve ser acompanhada do seguinte gesto: Uma das mãos, fechada, bate na outra, espalmada, quando se diz, "Pam, pam, pam..."  (veja a foto 1);

 
d) Vale o mesmo para a segunda estrofe, porém com um acréscimo: quando se canta: "Vai as tábuas ajuntando", indicar isso com as mãos alinhadas e as palmas voltadas para baixo, fazendo uma mão correr ao longo da outra (veja a foto 2);
 
e) Finalmente, para a terceira estrofe, indicar o passo dos animais da seguinte maneira: quando se canta "Toc, toc, toc, animais ja vêm chegando...": com as mãos levemente em concha, tendo as palmas voltadas para baixo, mover alternadamente os pulsos (veja a foto 3) e, simultaneamente bater os pés no chão;

 
e) Se a sala for grande e houver um grupo de crianças, o grupo pode ser orientado para, organizadamente, marchar à frente para indicar a chegada dos animais.
 
Cântico - O Dilúvio
Hinário Tempo de Cantar
São Paulo: Kit's Editora, 1995, nº 151
 
 
"Pam, pam, pam, é Noé que está batendo.
Pam, pam, pam, uma arca está fazendo.
Pam, pam, pam, ele está obedecendo,
Ao que o nosso bom Deus lhe mandou.
 
Pam, pam, pam, cada dia trabalhando.
Pam, pam, pam, vai as tábuas ajuntando.
Pam, pam, pam, Ele sempre está pregando;
Que o dilúvio em breve virá.
 
Toc, toc, toc, animais já vêm chegando,
Toc, toc, toc, dois a dois já vêm marchando.
Toc, toc, toc, e na arca vão entrando:
Eles querem das águas fugir."

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Atividade Que Agrega Conteúdo Instrucional e Formação Cristã: Os Dias da Semana, Jesus Cuida de Nós Continuamente


Público-alvo:
Crianças em fase de alfabetização. Esta atividade pode ser usada em casa (no culto familiar), em classes bíblicas na igreja ou em escolas confessionais cristãs.


Objetivos:
a) Ensinar os nomes dos dias da semana e sua sequência correta;
b) Ensinar que Jesus é nosso amigo e cuida de nós continuamente.


Material:
Prepare os dias da semana em cartões (o tamanho de 30 cm de comprimento por 12 cm de largura já estará bem, se for para usar em casa; na escola precisa ser maior). Esses cartões podem ser impressos, mas se você não tiver uma impressora, pode escrever à mão, com letra bem bonita. Lembre-se de escrever "Sábado" em uma cor diferente.

O velho flanelógrafo, já há muito aposentado, poderá ser útil, para quem ainda tiver um: deve-se colar lixa atrás dos cartazes com os nomes dos dias da semana, pois se a atividade for em classe, será um bom meio para permitir que as crianças venham à frente para colocá-los no flanelógrafo na sequência correta.

Se a atividade for feita em casa, pode-se incluir o cântico "Meu Amigo" no álbum de cânticos do culto familiar (veja a letra ao final desta postagem); se for na igreja ou na escola, pode-se ter a letra no quadro branco, em um cartaz bem grande ou, ainda, pode-se usar um projetor. Neste caso, a disponibilidade de recurso técnico é que determinará o mais conveniente.

Desenvolvimento da Atividade:

a) Explicar que a semana tem sete dias, dizer seus nomes e ensinar que o sábado é o dia especial de Deus;
b) Apresentar os cartazes com os nomes dos dias da semana e deixar que as crianças tentem ler o que está escrito;
c) Espalhar os cartazes (no tapete, no chão, sobre uma mesa ou no flanelógrafo) e pedir às crianças que tentem ordená-los na sequência correta;
d) Ensinar o cântico "Meu Amigo", e explicar que Jesus é nosso amigo e está conosco todos os dias da semana;
e) Se houver crianças em número suficiente, distribuir os cartazes entre elas e, quando se cantar "...Ele ama domingo, segunda também...", cada uma deve erguer, para que todos vejam, o dia correspondente.

Cântico - Meu Amigo
Hinário Louvores Infantis

"Amigo tenho que me ama, me ama, me ama,
Amigo tenho que me ama, seu nome é Jesus.
Ele ama domingo, segunda também;
Terça e quarta, por onde me conduz;
Quinta e sexta, e sábado também,
Oh, louvai seu nome: é o bom Jesus.

Amigo tenho que me guia, me guia, me guia,
Amigo tenho que me guia, seu nome é Jesus.
Me guia domingo, segunda também;
Terça e quarta, por onde me conduz;
Quinta e sexta, e sábado também,
Oh, louvai seu nome: é o bom Jesus.

Amigo tenho que me ajuda, me ajuda, me ajuda,
Amigo tenho que me ajuda, seu nome é Jesus.
Me ajuda domingo, segunda também;
Terça e quarta, por onde me conduz;
Quinta e sexta, e sábado também,
Oh, louvai seu nome: é o bom Jesus.

Amigo tenho que me guarda, me guarda, me guarda,
Amigo tenho que me guarda, seu nome é Jesus.
Me guarda domingo, segunda também;
Terça e quarta, por onde me conduz;
Quinta e sexta, e sábado também,
Oh, louvai seu nome: é o bom Jesus."

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Encontre o Caminho - Conduzindo o Urso Até a Arca de Noé

Esta atividade é bem simples. Basta imprimir e deixar que as crianças façam, depois de explicar que, por ocasião do dilúvio, os animais vieram até a arca e assim foram preservados da destruição. Veja o texto bíblico em Gênesis 7, versículos 7 a 9.
 
 

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Atividade que Agrega Conteúdo Instrucional e Formação Cristã: Ovelhas, Pastores de Ovelhas, Jesus Como Bom Pastor

Público-alvo:
Crianças a partir dos quatro anos de idade, no lar, na igreja ou na escola confessional cristã. A atividade pode e deve ser adaptada para crianças mais velhas. O discernimento de pais e professores é, portanto, necessário.
 
Objetivos:
a) Ensinar como era a vida de um pastor de ovelhas na Antiguidade;
b) Realizar trabalho manual para ensinar ordem e obediência às instruções;
c) Desenvolver a coordenação motora ao enrolar pequenas bolas de algodão;
d) Iniciar a memorização do Salmo 23.
 
Material: 
a) Imprimir tantas cópias do desenho da ovelhinha (veja modelo abaixo) quantas forem as crianças participantes da atividade;
b) Cola branca;
c) Algodão suficiente para todas as crianças participantes.
 
Desenvolvimento da Atividade:
a) Explique o seguinte às crianças:
Nos tempos bíblicos, muitas pessoas tinham rebanhos de ovelhas e de cabras. As ovelhas eram cuidadas por um ou mais pastores (mostre a ilustração de um pastor de ovelhas em um livro, quadro ou com uso do projetor). Os pastores precisavam procurar lugares em que houvesse grama verdinha para as ovelhas; tinham também que encontrar água limpa e calma para que bebessem e, finalmente, tinham que procurar lugares com sombra bem fresquinha para que seus rebanhos pudessem descansar.
Um pastor de ovelhas tinha sempre muito trabalho. Se uma ovelha se machucava, precisava cuidar dela até que sarasse. Se havia cordeirinhos (explique que cordeiro é o filhotinho da ovelha) precisava muitas vezes carregá-los nos braços. E ainda mais, um pastor precisava ser muito corajoso porque, antigamente, havia muitos animais selvagens que atacavam os rebanhos e, por isso, o pastor devia ficar atento para proteger suas ovelhas. A Bíblia conta a história de Davi, um menino que era pastor de ovelhas e que, certa vez, precisou lutar com um leão e com um urso que queriam atacar suas ovelhinhas (leia o que está em I Samuel 17, versículos 34 e 35).
 
b) Distribua as ovelhas impressas às crianças - o modelo abaixo é sugestivo, e você pode usar outro que tiver, se julgar conveniente.
 
 
c) Explique detalhadamente às crianças a atividade que será feita: primeiro são feitas as bolinhas de algodão, depois deve-se passar a cola no lugar indicado e, finalmente, as bolinhas são coladas.
 
d) Distribua o algodão e esteja certo(a) de que todas as crianças estão conseguindo fazer sua parte e, se necessário, ajude aquelas que tiverem alguma dificuldade.
 
e) Não passe para a etapa seguinte sem ter certeza de que todos completaram o que estavam fazendo.
 
f) Ensine a passar a cola pelo corpo da ovelhinha e a colar as bolinhas de algodão que foram feitas.
 
g) Explique que na Bíblia há um Salmo que ensina que Deus é o nosso pastor, que Ele cuida de nós com amor, do mesmo modo que um pastor na Antiguidade cuidava de suas ovelhas. É o Salmo 23.
 
h) Inicie a memorização do Salmo 23. Seja criterioso(a): os pequenos devem aprender apenas o primeiro versículo, já crianças maiores podem, aos poucos, ir além. É preciso ter paciência e perseverança com esta questão da memorização de textos bíblicos. A repetição irá, gradualmente, fazer com que as crianças saibam os textos de memória.
 
i) Se suas crianças já sabem escrever, permita que escrevam o primeiro versículo do Salmo 23 na folha com a ovelhinha. No caso da atividade ser feita em classe, pode-se escrever no quadro e deixar que copiem com lápis ou caneta colorida.
 
 
MUITO IMPORTANTE: Quer a atividade seja feita em casa, quer na igreja ou na escola, os pais ou professores precisam ensinar a fazer tudo com ordem e limpeza e, ao final, não deve sobrar cola ou algodão no piso, tapete ou carteiras. As crianças terão prazer em cooperar para ajuntar as sobras, pondo tudo no cesto de lixo, se forem devidamente ensinadas. Quem organiza a atividade deve ter a dose certa de firmeza e amor para assegurar que tudo saia bem.
Esta atividade é um pouco longa. Certifique-se de planejá-la para quando realmente dispuser de tempo, a fim de que seja completada.
 

Cântico Opcional - O Bom Pastor
(Hinário Crianças, Cantai!
Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 1985, n° 17)
"Eis o pastor Davi que às ovelhas tinha amor,
E delas cuidava bem;
Guiava-as para os pastos, e aos ribeiros a beber,
Cantando sua bela canção.
 
Cristo é o bom pastor que às crianças tem amor,
E cuida de nós também;
Provê os alimentos e nos pode proteger,
E assim guiar-nos-á pela mão."

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Palavras Cruzadas - A Primeira Páscoa

Para crianças que já sabem escrever, esta é uma pequena tarefa, com baixo grau de dificuldade. Pode ser usada em casa ou nas classes bíblicas da igreja, e deve, como sempre, ter a supervisão de pais e/ou professores.
A história da instituição da Páscoa e da saída dos hebreus do Egito está nos capítulos 12 e 13 do livro de Êxodo, e deve ser contada antes que esta atividade seja feita.
Se quiser imprimir, clique com o botão direito do mouse sobre a atividade e salve-a em seu computador (está em formato jpg).
 

Abaixo você encontra as respostas corretas:



quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Caça-Palavras: Quando as Muralhas Caíram

Esta atividade, destinada a crianças que já têm bom domínio da leitura, tem por objetivo ajudar no aprendizado da história da tomada de Jericó pelos hebreus, conforme relato do livro de Josué, capítulo 6. Pode ser usada tanto em casa como em classes bíblicas na igreja.

 
Para pais e professores, tem-se, a seguir, a solução desta atividade:

 
Muito importante: Contar a história da Bíblia para que as crianças possam entender o significado da tarefa que estão realizando. Isto não é um simples passatempo, mas sim uma atividade destinada a ajudar os pequenos em seu aprendizado.

domingo, 5 de janeiro de 2014

Preparando um Álbum de Cânticos Para Uso no Culto Familiar

Se você tem em casa crianças com diferentes idades é muito importante prestar atenção a este detalhe. Para crianças de 10 anos não causará nenhuma atração o cântico para um bebezinho, porém, a criança maior pode ajudar a mamãe a preparar o culto para os menores. Isso dá um senso de importância muito interessante para a criança maior. Muitas vezes você terá que agir como uma professora na escola: enquanto um faz uma atividade, você ajuda outro a fazer outra atividade. É uma questão de organização.
Pode-se, por exemplo, preparar um álbum de cânticos com os mais velhos, para uso dos  menores. Os maiores podem também ajudar a ensinar os cânticos aos pequenos, principalmente se já fizerem aulas de música e forem capazes de tocar.
 

Preparação de um álbum de cânticos

Material Sugerido
- 5 folhas de papel A4 180 gramas, de diferentes cores (se possível), para as páginas;
- 2 folhas de papel A4 para as capas, com a cor de sua preferência;
- Papel branco para imprimir as letras dos hinos - se, no entanto, você não tiver uma impressora, poderá escrever à mão, com letra bem bonita, ou mesmo encarregar uma das crianças dessa tarefa, desde que tenha idade suficiente para isso;

- Ilustrações para os hinos, compatíveis com as letras;
 
- Fita-banana para colar as letras e as ilustrações – ela é interessante porque permite fazer o trabalho com bastante limpeza e, além disso, dá um aspecto de relevo às ilustrações;
- Fitas coloridas;
- Adesivos.
 
 Montagem do Álbum
Primeira Página – Cântico “Em Meu Coração” (Hinário Tempo de Cantar (*), nº 185):
“Em meu coração, em meu coração,
Sim, vem para entrar, ó Cristo;
Vem hoje entrar, Vem para ficar
Em meu coração, ó Cristo.”
A ilustração, neste caso, pode ter uma representação de Jesus sobre um coração de papel vermelho, conforme a foto abaixo.


Segunda Página – Cântico “Louvai-O” (Hinário Adventista (**), nº 466, com uma adaptação na letra:
“Louvai-O! Louvai-O!
Todas as crianças;
Deus é amor! Deus é amor!
Louvai-O! Louvai-O!
Todas as crianças;
Deus é amor! Deus é amor! 

Louvai-O! Louvai-O!
Todos os adultos;
Deus é amor! Deus é amor!
Louvai-O! Louvai-O!
Todos os adultos;
Deus é amor! Deus é amor!”

Proponho que você decore esta página com rostinhos felizes de meninos e meninas. Veja o modelo:


 Terceira Página – Cântico “Cristo Ama as Crianças Como Eu” (Cânticos Alegres Para o Rol do Berço (***), nº 31):
“Cristo ama as crianças como eu, eu, eu,
Cristo ama as crianças como eu, eu, eu,
Muitas como eu, Ele recebeu;
Cristo ama as crianças como eu, eu, eu. 

Cristo ama os grandes como tu, tu, tu,
Cristo ama os grandes como tu, tu, tu,
Não importa quem,  Grandes quer também;
Cristo ama os grandes como tu, tu, tu.

Naturalmente que, nesta página, o ideal é ter uma bela ilustração de Jesus com as crianças.


 Quarta Página – Cântico “Meu Gatinho” (“Crianças, Cantai!” (****), nº 16):
“Meu gato é pretinho, tem branco na mão,
E atrás do focinho um bigode grandão;

Seu pelo de seda é bom afagar.
Gatinho, depressa, seu leite tomar.
 
Ao sol se enrola e vai cochilar,
Não teme nem mesmo se o vou enxotar.
Bem sabe que Deus o protege aqui.
Gatinho, gatinho, Deus cuida de ti.”
 
Veja, na foto seguinte, um modelo para ilustração dessa página:

 
Quinta Página – Cântico “Quem Fez o Lindo Arco-Íris?” (Cânticos Alegres Para o Rol do Berço (***), nº 86):
“Quem fez o lindo arco-íris?
Eu sei, eu sei;
Deus fez o lindo arco-íris,
Por isso ama-lO-ei.”
Pode-se ilustrar este cântico com fitas nas cores do arco-íris, unidas com fita-banana, sobre a qual se coloca um adesivo bem bonito. Observe a foto:


 
Observações
- Estes cânticos são apenas indicações. Meus meninos, quando pequenos, gostavam muito deles. Você pode, porém, escolher outros, que mais lhe agradem e sejam apropriados para suas crianças, principalmente levando em conta a idade que tiverem;
- As ilustrações também podem ser mudadas, desde que tudo seja feito com capricho e bom gosto;
- Há muitos sites em que você poderá encontrar ilustrações excelentes. Logo darei, aqui neste mesmo blog, algumas indicações;

- Para concluir a montagem do álbum, você pode, após colocar as folhas para capas, unir as páginas com uma fita; pode ainda, se quiser, levar tudo a uma gráfica para a colocação de uma espiral. Faça o que julgar mais apropriado.
 
Bibliografia
(*), (**), (***) e (****): Todos os hinários citados são publicados pela Casa Publicadora Brasileira.

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Palavras Cruzadas - O Homem Mais Forte da Bíblia

Está aqui um jogo de palavras cruzadas para crianças que já sabem ler, abordando a história do homem mais forte que é mencionado na Bíblia, Sansão. Essa pequena tarefa pode ser impressa para uso tanto em casa, no culto familiar, como em classes de estudo da Bíblia, na igreja.
O texto bíblico no qual a história de Sansão é narrada encontra-se no livro de Juízes, capítulos 13 a 16.