domingo, 29 de dezembro de 2013

Atividades Interessantes Para as Crianças Durante o Culto Familiar

À medida que as crianças vão crescendo as atividades começam a aumentar e variar. Montar um álbum de cânticos para crianças é muito interessante, tanto para cantar com os pequenos como para os maiores que podem ajudar a montar. Enquanto você canta vá mostrando as ilustrações. Pequenos brinquedos de borracha, animaizinhos, flores, podem fazer parte também do seu material de culto. Crianças em geral gostam muito de cantar e, especialmente quando mais novas, gostam de repetição. Repetir, repetir muitas vezes a mesma música não as deixa entediadas. Ouvir várias vezes a mesma história da Bíblia é, para elas, uma delícia, enquanto as mamães já se cansaram da repetição. Lembre-se: você se cansa da mesma história, mas as crianças amam isso.
 
Entre as muitas atividades que podem fazer parte de um culto familiar com crianças estão folhas para colorir, livrinhos de capa e folhas duras que não se rasgam, quebra-cabeça com temas bíblicos,  joguinhos da Bíblia  para as maiores, sempre num clima de louvor e adoração.  A criança deve aprender a agradecer a Jesus pela capacidade de montar quebra-cabeça e outros joguinhos .É a sua mente infantil que está em desenvolvimento pela capacidade que Ele concede enquanto vai crescendo. É um aprendizado global. Deus criou as flores, as frutas, os alimentos etc. e,  portanto, os pequenos devem aprender a agradecer. Vale a mesma observação para o momento das refeições.
 

sábado, 28 de dezembro de 2013

Quando Uma Criança Deve Começar a Participar do Culto Familiar?

Bem cedo deve o bebê participar do culto familiar. Tão logo haja nascido já é o momento para isso. Conheço algumas mamães que até antes mesmo de seu bebê nascer, já tinham o hábito de contar pequenas histórias da Bíblia, ao perceberem os primeiros movimentos do filhinho, ainda na barriga. Que momento mais precioso de interação entre mãe e filho! Calmamente assentada em uma cadeira confortável, ou mesmo deitada, acariciando a barriga e conversando mansamente com sua criança. Há mães que conseguem perceber os dotes musicais do bebê pela própria movimentação do pequenino em seu ventre, ao ouvir o som de determinadas músicas. É um mundo de infinitas possibilidades que podem ser exploradas para nascer um bebezinho tranquilo, que seguirá aprendendo sobre um Pai de amor, preocupado com seus pequeninos aqui na Terra.
É claro que um bebezinho no início dorme a maior parte do tempo, mas mesmo assim, deverá estar junto da família nesse momento, e esta deverá saber controlar o tempo. Cinco minutinhos para crianças muito pequenas, aumentando gradativamente conforme forem crescendo. Assim como a rotina é muito importante na vida de uma criancinha, o culto familiar deve fazer parte dessa rotina. Todos os dias, no mesmo horário. Você vai estabelecer um hábito que acompanhará seu filhinho por toda a vida, e a formação de hábitos deve acontecer desde tenra infância.

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

A Importância do Culto Familiar


O culto familiar é um momento precioso da família. Nada deve atrapalhar esse momento.
As lembranças que uma criança leva do culto em família ficam para a vida toda.
Essa hora do dia deve ser muito interessante e atrativa, levando os pequenos  a esperarem  por ela com satisfação.
É no culto que nossas crianças têm oportunidade de cantar em louvor a Deus, tal qual o fazem os passarinhos ao amanhecer e ao entardecer. Deixem as crianças cantarem, escolherem seu hino preferido. Pais e mães, sejam alegres, dinâmicos, para que seu culto expresse um momento feliz.
Lembrem-se sempre de que o material do culto deve ser usado apenas nesse momento, para que não perca  a atratividade.
A Bíblia, como não poderia deixar de ser, deve estar presente e ser lida em todos os cultos. Um verso que tenha a ver com o que você cantou ou falou. Use a Bíblia do Bebê, a Bíblia das Criancinhas, a Bíblia Ilustrada ou mesmo a sua própria Bíblia. O importante é que você use a Bíblia. Aliás, as crianças, desde pequenas, devem ter sua própria Bíblia, de modo que possam ser ensinadas a usá-la e a cuidar dela.
A duração do culto dependerá da idade de suas crianças, talvez dez a vinte minutos no máximo. Lembre-se de que crianças muito pequenas também têm um tempo de concentração muito pequeno. Não ultrapasse o limite para que o culto ao Criador não seja comprometido.
Você pode ainda perguntar se um bebê recém-nascido já deve participar do culto, ou com que idade; que materiais podem ser usados no culto; como fazer com vários filhos em idades diferentes...
Calma! Não se apresse. Continuaremos a conversar sobre essas  e outras perguntas e indagações. Mas vai uma dica: ore para que o Senhor lhe mostre o melhor para a sua família. E creia, Ele vai lhe responder. Afinal, um dia vai pedir contas dos filhos que colocou em nossas mãos.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Em Breve, Novidades!

Brevemente este blog estará recebendo postagens com material inédito para evangelismo infantil. Aguardem!